segunda-feira, 7 de março de 2011

Aumenta o desmatamento na Amazônia

Vejam a matéria na íntegra no site do G1 Natureza, divulgada no dia 23/02/2011.
Imazon acusa 'aumento expressivo' do desmatamento na Amazônia Detecção em dezembro de 2010 foi 994% maior que um ano antes. Cobertura de nuvens impossibilitou análise de 70% da região.


Segundo os dados do Imazon, em dezembro de 2010 foram desmatados 175 km² de floresta, o que representa um “aumento expressivo de 994% em relação a dezembro de 2009, quando o desmatamento somou somente 16 km²”. 
Em janeiro de 2011 desmatou-se 83 km² , 22% a mais do que em janeiro de 2010 (68 km²).
E adivinhem qual estado mais contribuiu para o desmatamento de dezembro de 2010? Isso mesmo, Rondônia foi responsável por  43% da área total desmatada na Amazônia Legal. Depois Mato Grosso (31%), Amazonas (16%), Pará (5%), Acre (4%) e Tocantins (1%). 
O desmatamento detectado no Pará, no entanto, foi menor possivelmente devido à densa cobertura de nuvens.
Já em janeiro de 2011, a maior contribuição foi de Mato Grosso (57%), seguido pelo Pará (20%), Rondônia (18%), Amazonas (4%) e Roraima (1%).
Vejam o mapa.

sexta-feira, 4 de março de 2011

7º Encontro: 05/03/2011

Nesse último encontro, vamos discutir aspectos da educação ambiental. Em especial, vamos refletir sobre o aquecimento global e o papel do cidadão rondoniense. Vamos assistir o documentário "Uma verdade inconveniente" de Al Gore e também "Mudanças do clima, mudanças de vida", produzido pelo Greenpeace. Este último pode ser visto abaixo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

6º Encontro: 26/02/2011

Olá amigos e amigas!
Sábado teremos nosso penúltimo encontro, no mesmo local e horário. Dessa vez, discutiremos algumas questões centrais de bioética (aborto, eutanásia, meio ambiente, relação com outros animais etc.). Tomaremos como referência a obra Ética prática, de Peter Singer. Deixo a apresentação abaixo.
Até lá!


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avaliação do curso de extensão

Olá pessoal,
Lembrem-se de que, no final do curso (até dia 12/03/2011), para receber o certificado, todos deverão entregar um relatório resumindo as idéias principais vistas no curso.
Além disso, peço que por favor completem o formulário abaixo avaliando as atividades.
Muito obrigado!



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

5º Encontro: 18/02/2011

Neste encontro, trabalharemos a visão de Dobzhansky sobre a evolução biológica e o lugar que noções como cultura e liberdade ocupam aí. Segue a apresentação.

sábado, 27 de novembro de 2010

4º Encontro: 27/11/2010

No dia 27 de novembro, terminamos a discussão sobre a relação entre religião e evolucionismo. Segue a apresentação.



O filme A perigosa idéia de Darwin está no youtube, mas só encontrei sem legenda.



Abaixo segue o início de um documentário de Richard Dawkins chamado O Gênio de Charles Darwin, em que ele defende o evolucionismo em contraposição às visões religiosas de mundo. Dawkins é um dos defensores mais radicais do evolucionismo. Tem várias obras famosas, como O Gene Egoista e Deus, uma ilusão.


Por fim, segue abaixo uma interessante biografia de Darwin em Espanhol.


Vimos também alguns elementos gerais sobre genética. Coloquei alguns vídeos abaixo.
Vida e obra de Mendel


Citogenética
Mitose


Meiose


Genética Molecular
Replicação do DNA


Transcrição - Síntese de RNA


Tradução - Síntese de Proteínas